Conta Offshore no Panamá

panama-banco-offshore

Por que recomendamos o Panamá para abrir uma conta  bancaria

Aqui estão nossos 10 principais motivos pelos quais você deve considerar a incorporação de um banco no Panamá:

  1. Um centro bancário internacional bem regulado e respeitado – o maior de toda a América Latina com apenas uma falência de banco desde 1990 (nenhum depositante internacional perdeu dinheiro).
  2. Embora a exigência de capitalização de US $ 3 milhões para uma licença internacional seja maior do que em algumas outras jurisdições menos distintas, apenas US $ 250.000 desse valor realmente deve ser mantido pelo banco do governo – o restante pode ficar com o banco como capital de giro.
    • A maioria das jurisdições exige muito mais, senão todo o valor mínimo de capitalização a ser depositado – e, francamente, não conhecemos nenhuma jurisdição onde muito menos de US $ 2 milhões agora obterá uma licença bancária, mesmo que seja o valor mínimo oficial de capitalização ainda é apenas US $ 1 milhão.
  3. Associação SWIFT patrocinada pela via rápida (60 dias).
    • O departamento de superintendência bancária cuida do processo de inscrição para esta linha bancária mais importante e permite que seu banco seja um membro sem esperar o período normal de espera de dois anos que normalmente se aplica a novos bancos.
  4. Abertura de conta correspondente patrocinada garantida.
    • Os bancos formados na maioria das jurisdições hoje têm muita dificuldade em obter contas de correspondente bancário nos grandes bancos quando eles estão apenas começando.
  5. As leis de sigilo bancário mais fortes do mundo.
    • Como o Panamá tem fortes leis contra lavagem de dinheiro e é um país neutro (pense no canal do Panamá), além dos Estados Unidos, a maioria dos países deixou o Panamá sozinho e não pressionou para que as leis de privacidade bancária fossem alteradas.
  6. Decisão garantida em 90 dias
    • Observe que a decisão pode ser um pedido de mais informações ou documentação, mas isso nunca é um mau sinal. Se a decisão for positiva, será concedida uma licença temporária que dará um período de tempo (normalmente 6 meses) para configurar a operação e infraestrutura necessária.
  7. O Panamá tem a melhor infraestrutura de negócios e tecnologia do hemisfério ao sul da fronteira dos Estados Unidos com o México.
  8. O Panamá é um bom centro de comunicação em comparação com a maioria das jurisdições offshore, que são muito mais difíceis de chegar para a clientela que deseja visitar.
  9. O Panamá oferece a oportunidade de fazer seu banco crescer em um ambiente de imposto zero com relativamente pouca burocracia.
  10. Devido à recente consolidação de bancos locais na extremidade superior (HSBC Panamá comprando Banistmo, Citibank Panamá comprando Banco Uno etc.), o escritório do superintendente do banco do Panamá está encorajando novos pedidos de licença bancária neste momento, portanto, agora é a hora de aproveitar isso janela de oportunidade.

O custo médio para formar um banco no Panamá é de cerca de US $ 50.000 em licenciamento e taxas legais.

Pode ser um pouco menos ou um pouco mais, dependendo dos serviços profissionais que você fornece a si mesmo ou se você precisa de assistência imediata no Panamá com coisas como preparar o plano de negócios e providenciar um diretor de banco sênior local para servir como o banco oficial local.

Alternativas de formação de bancos 

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA RECEBER DEPÓSITOS

Existem várias opções não bancárias que podem ser usadas para atividades de captação de depósitos que não requerem esses protocolos de licenciamento exigentes.

Os dois mais populares são a Swedish Credit Union e New Zealand Offshore Financial Company. Nenhuma dessas opções requer prova de capitalização. 

No Panamá, há também a opção financiera, que é uma via de crescimento que muitos usaram para se tornarem bancos de pleno direito. A financiera é uma sociedade financeira autorizada a aceitar empréstimos (na realidade, “depósitos”) de clientes e, em seguida, os fundos são emprestados.

Isso nada mais é do que um tipo clássico de operação de ‘poupança e empréstimo’.

O tipo mais comum de financiadoras no Panamá são aqueles que oferecem empréstimos ao consumidor, mas quase qualquer tipo de empréstimo pode ser aprovado no aplicativo. A quantia de US $ 500.000 deve ser depositada em um banco local como prova de capitalização.

A financiera teria de ser uma operação local com um escritório devidamente equipado.

Existem empresas financeiras não bancárias como alternativa bancária que são muito mais fáceis de abrir, têm poucos requisitos, muito pouco capital integralizado e não têm as mesmas despesas e riscos que uma constituição de banco e podem ser formadas em dias em vez de meses .

Costumamos recomendar isso aos nossos clientes, pois a lista de requisitos, procedimentos, due diligence e capital exigido costumam ser tão onerosos que quase todos acabam desistindo do processo. Portanto, é altamente recomendável formar uma sociedade financeira em vez de abrir um banco, pois ele pode operar e realizar muitos dos mesmos serviços financeiros, com uma fração das formalidades. Se você ainda estiver interessado na formação de banco offshore, no entanto, e gostaria de saber mais, veja abaixo. 

Bancos Offshore