A atividade bancária offshore é ilegal? (5 mitos desmascarados)
outubro 11, 2024O mundo está um pouco frenético desde que os Panama Papers vazaram – milhares de documentos confidenciais detalhando contas offshore foram publicados, com os segredos de alguns dos mais ricos do mundo expostos.
A mídia tem chamado os políticos de corruptos e os magnatas dos negócios de sonegadores de impostos, e tudo isso traz à mente uma pergunta que muitas pessoas estão se fazendo:
Fonte de reprodução: Youtube The Control Contabilidade
Contas offshore são ilegais?
Contas offshore não são ilegais, nem o offshore banking como um setor de negócios. Na verdade, muitos profissionais executivos internacionais e expatriados abrem contas offshore quando se mudam para o exterior, porque tais contas dão acesso flexível a fundos em qualquer lugar do mundo.
Além disso , para aqueles que vivem em países com pouca regulamentação financeira, ou onde talvez existam controles de capital ou governança deficiente, pode ser mais seguro manter fundos em uma conta bancária offshore.
A regulamentação financeira internacional é tal hoje em dia que os bancos offshore são obrigados a cumprir a chamada due diligence Know Your Client e a examinar todas as transações. Para aqueles para quem faz sentido manter fundos offshore, ou seja, fora do seu país de residência atual, o processo de abertura de uma conta bancária offshore simples pode ser direto.
No entanto, o setor bancário offshore conseguiu atrair má fama, principalmente nos últimos anos, à medida que os ricos e famosos o arrastam para a lama com suas manobras de sonegação fiscal.
Isso, e anos de filmes de Hollywood glamourizando playboys e bandidos internacionais , ajudaram a criar alguns mitos em torno do simples banco offshore.
Aqui, dissipamos os cinco principais mitos sobre serviços bancários offshore e explicamos as verdades simples por trás desse mundo nada obscuro em que a mídia nos fez acreditar.
Mito 1 – As pessoas só usam bancos offshore para fugir de impostos
A mídia provavelmente pode levar a maior parte do crédito por esse mito.
Quando há um caso de evasão fiscal de alto perfil, na maioria das vezes, uma grande confusão é feita sobre o fato de o dinheiro estar abrigado em um local offshore.
A dura realidade é que a maioria das pessoas que usam contas offshore são pessoas normais que estão simplesmente procurando uma maneira conveniente de acessar seu dinheiro enquanto vivem no exterior.
Usar uma conta bancária offshore pode ajudar legitimamente a reduzir sua conta de impostos , mas somente por meios legais.
Mito 2 – Os bancos offshore estão sediados em cantos remotos e duvidosos do mundo
Há bancos sediados em todo o mundo e, sim, alguns bancos offshore estão sediados em lugares exóticos como o Caribe. No entanto, muitos também estão sediados em lugares menos exóticos como a Ilha de Man, Cingapura ou Suíça. Todos eles são jurisdições bem administradas e altamente regulamentadas com reputações financeiras de primeira classe.
Mito 3 – Você precisa estar carregado para abrir uma conta bancária offshore
Se você fica impressionado quando ouve as palavras “Tenho uma conta bancária na Suíça”, então não precisa ficar!
A verdade é que existem muitos níveis diferentes de serviços bancários offshore .
Alguns bancos permitem que você abra uma conta com apenas US$ 500, enquanto outros nem aceitam, a menos que você tenha pelo menos um milhão disponível para investir.
Na realidade, a maioria dos bancos offshore está oferecendo um serviço bancário privado, pelo qual você esperaria pagar mais. Mas se você está procurando um parceiro de longo prazo com o qual possa ajudar a construir seu futuro, a maioria dos bancos decentes ficará feliz em falar com você.
Mito 4 – Você precisa ir pessoalmente ao banco para abrir uma conta
Os filmes podem assumir a responsabilidade por esse mito!
A imagem de um homem carregando uma mala cheia de dinheiro até a recepção de um banco em algum lugar ao sol, provavelmente vestindo uma camisa havaiana, pode ser, na verdade, amplamente responsabilizada por muitos desses mitos.
Porém, como acontece com todos eles, isso simplesmente não é verdade e, com os serviços bancários pela Internet e por telefone se tornando a norma, a localização do seu banco principal, e muito menos do seu banco offshore, significa cada vez menos.
É claro que o Internet banking talvez não seja empolgante o suficiente para Hollywood, e na época em que Leonardo DiCaprio interpretava Jordan Belfort em O Lobo de Wall Street, os celulares ainda eram do tamanho de uma caixa de sapatos.
Mas você não precisa necessariamente abrir uma conta pessoalmente. Contanto que você cumpra o processo de due diligence “conheça seu cliente” do banco escolhido e possa fornecer evidências completas de onde todos os fundos se originam, você poderá abrir uma conta remotamente.
Mito 5 – A atividade bancária offshore é ilegal?
Isso é completamente falso.
Infelizmente, o setor bancário offshore ganhou má fama ao longo dos anos e passou a ser associado, na mente das pessoas, a negócios obscuros e atividades ilegais.
A verdade pura e simples é que a grande maioria dos correntistas, assim como em um banco tradicional, são pessoas comuns que querem manter seu dinheiro seguro… como expatriados que residem em jurisdições não regulamentadas.
Para algumas pessoas, os bancos offshore também oferecem uma ampla escolha de fundos e investimentos que normalmente não estão disponíveis em seu país de origem ou no país onde residem atualmente.
Para concluir:
As operações bancárias offshore não são ilegais pelas seguintes razões principais:
- A atividade bancária offshore consiste simplesmente em manter fundos num país diferente daquele em que vive
- Os bancos offshore mais respeitáveis estão em jurisdições altamente regulamentadas e financeiramente estáveis, incluindo a Ilha de Man, Suíça e Cingapura
- Os requisitos regulamentares financeiros internacionais, como os da OCDE, têm de ser observados pelos bancos offshore, o que significa que todas as atividades devem ser legais
- Qualquer pessoa pode abrir uma conta bancária offshore, e elas podem ser soluções muito flexíveis para quem mora, trabalha ou viaja para o exterior.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, temos uma seção dedicada ao private banking offshore.