Por que Hong Kong é mais do que apenas um paraíso fiscal
novembro 7, 2022Por que Hong Kong é mais do que apenas um paraíso fiscal
Se você abrir uma empresa em outro país como os Estados Unidos, acabará pagando 21% em impostos corporativos. Ou na Espanha, você pagará 25% , 28% na Nova Zelândia ou 31% no Canadá.
E isso não inclui as taxas que você precisa pagar por bens e serviços vendidos.
Administrar um negócio é, sem dúvida, caro e, dependendo de onde o negócio está operando, definitivamente continua caro por causa das regras fiscais locais.
Portanto, não é surpresa quando ouvimos falar de empresas mudando seu registro, ou mesmo toda a sua operação, para o que conhecemos como Paraísos Fiscais.
Os paraísos fiscais são uma ótima maneira de as empresas minimizarem a quantidade de impostos.
Ao mesmo tempo, eles podem maximizar os lucros que obtêm aproveitando o regime de impostos baixos que outros países oferecem.
Parece bastante simples, certo? Quem poderia dizer não para economizar dinheiro?
Um dos paraísos fiscais mais populares do mundo é Hong Kong.
Não tributa os lucros das empresas realizados fora do território.
O governo local incentivou o investimento estrangeiro.
E as empresas que optarem por fazer negócios em Hong Kong encontrarão um generoso IVA de 0% sobre os bens e serviços vendidos.
No entanto, embora comumente conhecido como um paraíso fiscal, Hong Kong é muito mais do que isso.
O que é um paraíso fiscal?
Entender como Hong Kong é mais do que um paraíso fiscal começa com a compreensão do que realmente constitui um paraíso fiscal.
Então, o que exatamente é um paraíso fiscal?
Essencialmente, um paraíso fiscal é um país offshore que oferece às empresas estrangeiras taxas de imposto extremamente baixas ou nulas.
Empresas registradas em países como Hong Kong, Luxemburgo ou Ilhas Virgens Britânicas geralmente não precisam estar fisicamente presentes nesses países para desfrutar de incentivos fiscais.
Por exemplo, se você registrar sua empresa em Hong Kong, pagará zero imposto corporativo se não administrar sua empresa em Hong Kong; ou, se você tiver operações em Hong Kong, pagará apenas entre 8% e 16,5%.
Além de oferecer baixa responsabilidade fiscal, um paraíso fiscal também deve ter um ambiente política e economicamente estável.
Por que Hong Kong é considerado um paraíso fiscal?
Em 2020, a empresa de contabilidade Price Waterhouse Coopers e o Banco Mundial classificaram Hong Kong como o sistema tributário mais amigável do mundo, perdendo apenas para o Bahrein.
O imposto corporativo para empresas vai de 0% para qualquer negócio realizado fora de Hong Kong, até um máximo de 16,5% para negócios no território.
Não há Imposto sobre Valor Agregado sobre bens e serviços, nenhum imposto sobre dividendos e nenhum imposto alfandegário sobre a maioria das mercadorias importadas.
Em termos de imposto salarial, os residentes de Hong Kong pagam entre 2% e 17% de imposto.
Além disso, quaisquer funcionários de uma empresa de Hong Kong que não residam em Hong Kong não estão sujeitos ao imposto salarial em Hong Kong.
O que diferencia Hong Kong de outros paraísos fiscais?
No entanto, a anatomia do status de paraíso fiscal de Hong Kong vem de mais do que uma simples redução de impostos.
Por um lado, Hong Kong também é conhecida por sua facilidade de fazer negócios, com empresas registrando seus negócios no território sem precisar ir até lá.
A partir de 2021, Hong Kong ficou em terceiro lugar no Índice de Facilidade de Fazer Negócios do Banco Mundial.
Hong Kong também é conhecida como a porta de entrada para a China e é um porto importante para o fluxo de mercadorias para dentro e para fora da maior economia da Ásia.
De um modo geral, as empresas estrangeiras que se registram em Hong Kong muitas vezes acham mais fácil estabelecer uma empresa subsidiária na China Continental ou em outras jurisdições como Cingapura ou Vietnã.
Terceiro, Hong Kong tem uma das leis e políticas mais favoráveis ao investimento estrangeiro.
Em Hong Kong, os estrangeiros podem ser os ÚNICOS acionistas e diretores de sua empresa, o que muitos países não permitem.
Empacotando
Com mais de 1,5 milhão de empresas registradas e cerca de 100.000 novas empresas a cada ano para uma população de apenas 8 milhões, a pergunta é: o que torna Hong Kong tão especial?
Bem, a resposta é simples – Hong Kong é mais do que apenas um paraíso fiscal.
Hong Kong é um destino obrigatório para empresas que desejam alavancar as conexões, influência e status do território para impulsionar seu crescimento.
Vamos resumir alguns dos principais motivos pelos quais Hong Kong é um centro popular de registro de empresas, além dos incentivos fiscais:
- Hong Kong está localizada no coração da China e da Ásia, situada como a porta de entrada que permite que empresas estrangeiras importem e exportem mercadorias livremente sem muitas restrições. O registro em Hong Kong também serve para facilitar o registro em jurisdições próximas.
- Hong Kong é a única jurisdição na Ásia sem sistema de controle cambial. O que isso significa é que sua empresa pode receber e fazer pagamentos facilmente em qualquer moeda e para qualquer outro país em apenas alguns minutos.
- Hong Kong é o lar de muitos bancos de primeira classe e fintechs internacionais. Opções como nossos parceiros da Statrys geralmente ajudam novas empresas a abrir contas comerciais rapidamente e remotamente em apenas alguns dias.
- Quando novos negócios começam em Hong Kong, eles podem aproveitar os muitos subsídios e programas de incentivo fornecidos pelo governo local de Hong Kong.
- Se você montar sua empresa em Hong Kong, mesmo que nunca espere fazer negócios lá, mais cedo ou mais tarde acabará visitando a cidade. Hong Kong é um importante centro de trânsito aéreo onde muitas indústrias em todo o mundo se unem e reúnem alguns dos eventos e exposições mais importantes que você não vai querer perder.
Então Hong Kong é apenas um paraíso fiscal? Ou é mais?
Se você tem uma ideia de negócio que precisa decolar, comece registrando sua empresa em Hong Kong com a Air Corporate hoje.
Nossos especialistas o guiarão pelo processo e, com apenas US$ 90, você poderá aproveitar tudo o que Hong Kong tem a oferecer.