Antes mesmo de entrar em detalhes sobre como uma empresa offshore é formada, primeiro precisamos entender o que realmente é uma empresa offshore. Esta é uma entidade empresarial constituída e operando fora do seu país de residência.
O termo ‘offshore’ em finanças refere-se a práticas comerciais situadas fora das fronteiras nacionais do proprietário. Isso pode ser imobiliário, contas bancárias, investimentos ou apólices de seguro, apenas para citar alguns.
A definição exata de uma empresa offshore varia, na verdade, dependendo do país em que você deseja investir. As empresas offshore funcionam da mesma maneira que aquelas que operam na residência do proprietário.
A única diferença está no nível de confidencialidade, regulamentação e estrutura tributária. Para atrair investidores estrangeiros, os países offshore tendem a fazer leis amigáveis aos estrangeiros.
Por exemplo, essas empresas às vezes são isentas de impostos sob certos termos e condições. E às vezes os detalhes da empresa não estão disponíveis ao público.
Os benefícios de abrir empresa offshore
A maioria dos investidores prefere a formação de empresas offshore para aproveitar os benefícios fiscais e o nível de confidencialidade.
Dependendo do tipo de empresa e de onde estão localizadas, as empresas offshore podem ser isentas da maioria dos impostos, como imposto de renda, ganhos de capital, vendas e imposto sobre valor agregado, entre outros em seu país local (para evitar impostos no país de origem, pode ser necessário mais planejamento tributário e você deve consultar um profissional).
Mas esses não são os únicos benefícios associados às empresas offshore. Embora a eficácia tributária seja o principal benefício, os proprietários também podem se beneficiar com a redução das despesas comerciais.
Freqüentemente, há menos obrigações legais dos administradores de uma empresa offshore. Você também pode decidir ter serviços de escritório virtual que sejam econômicos e também ajudem a economizar tempo.
Muitas vezes, também é fácil abrir uma empresa offshore e o processo é mais simples do que ter uma empresa onshore em muitas partes do mundo.
Por último, as empresas offshore têm requisitos de capital mais baixos. Na verdade, existem outras jurisdições que não exigem capital ao registrar a empresa.
Quem pode usar?
Uma empresa offshore pode funcionar bem para vários grupos de pessoas. Se você é empresário, por exemplo, pode criar uma empresa offshore para fins de confidencialidade e para facilitar a administração.
Uma empresa offshore também pode ser usada para realizar um negócio de consultoria. Pode ser mais fácil administrar a empresa e você também aproveitará os benefícios fiscais.
Você também pode criar uma empresa offshore para fins de herança. Desde que você pague todos os custos associados, você poderá usar uma empresa offshore para evitar as leis de imposto sobre herança .
Jurisdição
Esta é basicamente a região em que seu negócio estará baseado e pode ser determinada pela região que você está alvejando ou onde vive seu mercado-alvo.
A escolha da jurisdição correta depende do motivo pelo qual você deseja abrir a empresa, seja para fins de privacidade, benefícios fiscais, investimento ou reputação.
Normalmente leva cerca de uma semana para registrar a empresa, dependendo da jurisdição de sua escolha.
O próximo passo é abrir uma conta bancária offshore. A principal razão para abrir uma conta bancária offshore é para fins de flexibilidade.
Com a conta bancária, você pode usar os serviços de banco online e pode acessar facilmente os fundos de qualquer parte do mundo.
A abertura de uma conta bancária offshore para empresas offshore pode demorar várias semanas e está cada vez mais difícil, portanto, é aconselhável obter ajuda de especialistas que tenham relacionamento com o banco.
Existem algumas jurisdições offshore onde você deve listar os diretores ou acionistas da empresa em registros públicos.
Se o seu principal objetivo ao abrir uma empresa offshore for para fins de privacidade, você pode ocultar seus nomes usando serviços de nomeados.
Com os serviços de indicados, outra pessoa assume sua função e assina documentos em seu nome. Isso significa que sua identidade permanecerá privada.
Escolha de uma jurisdição offshore
Há várias coisas que você deve ter em mente ao selecionar uma jurisdição offshore. Por exemplo, existe um meio de comunicação confiável? A jurisdição offshore é confiável? É política e economicamente estável? e, por último, quão sofisticadas são suas leis corporativas? Você pode selecionar a melhor jurisdição dependendo do negócio que deseja conduzir e de onde mora.
Conclusão
A criação de uma empresa offshore traz vários benefícios. Você pode obter taxas de impostos baixas ou evitar totalmente o pagamento de impostos, obter benefícios de reputação, ocultar sua identidade e também pode usar o fluxo de caixa excedente para expandir seus negócios.
Com tantas jurisdições para escolher, você sempre pode encontrar o melhor lugar para estabelecer sua empresa offshore.
No entanto, é importante prestar atenção aos detalhes ao fazer sua seleção, pois nem todas as empresas permitirão que você abra contas bancárias e você precisa garantir que pratica o planejamento tributário adequado para a sua jurisdição local e estrangeira.