Por que Estabelecer uma Empresa Offshore em Hong Kong?

agosto 14, 2024 Off Por Eduardo Esquivel Rios

Com sua posição única que oferece conectividade entre a China continental e o resto do mundo, Hong Kong pode ser descrita como uma escolha natural para empresas que desejam estabelecer uma base na Ásia.

Classificada em quarto lugar globalmente pela facilidade de fazer negócios pelo Banco Mundial em 2023, o governo de Hong Kong se orgulha de quase 400 empresas estrangeiras ou da China continental que foram criadas ou expandiram suas operações em Hong Kong em 2023.

A região também foi colocada entre as dez jurisdições de negócios menos complexas no ano passado, evidenciando que seus esforços para priorizar o alinhamento internacional e simplificar os processos de negócios estão dando frutos.

Uma das decisões mais importantes ao optar por um negócio offshore é escolher o lugar certo para incorporar sua empresa. Nesse sentido, Hong Kong é uma jurisdição notável devido à sua boa reputação, infraestrutura bancária robusta, longa história de estabilidade e ambiente amigável aos negócios.

Na verdade, não há dúvida de que Hong Kong, que regularmente aparece em listas dos melhores lugares para fazer negócios, possui um governo que incentiva a vinda de empresas e uma infraestrutura projetada para o comércio internacional.

No entanto, embora Hong Kong seja uma opção atraente para incorporar, é importante prestar atenção a certos detalhes.

Vamos explorar esses detalhes mais adiante, mas vale dizer que, se você deseja aproveitar os benefícios de incorporar em Hong Kong, não pode se dar ao luxo de cometer erros.

Talvez o ponto mais positivo seja que Hong Kong possui uma reivindicação de Isenção de Imposto sobre Lucros Offshore, que permite pagar 0% de imposto sobre sua receita offshore. Isso se aplica apenas a receitas que não são geradas dentro do país. As autoridades de Hong Kong impuseram critérios rigorosos para essa isenção, e a falha em cumpri-los pode ser custosa.

Reivindicação de Isenção de Imposto sobre Lucros Offshore em Hong Kong

Hong Kong tem uma taxa de imposto corporativo de 8,25% a 16,5% para receitas derivadas de clientes dentro de suas fronteiras nacionais. Portanto, para reivindicar a taxa de 0% de imposto, você não pode ter nenhuma receita de clientes em Hong Kong.

Além disso, os diretores da empresa offshore não podem passar mais de 60 dias em Hong Kong, sendo geralmente aconselhável que não estejam lá de forma alguma. Você não pode ter vendas em Hong Kong nem manter qualquer tipo de operação diária lá. Ter pessoas trabalhando em um escritório em Hong Kong resultará na perda da oportunidade de reivindicar a Isenção de Imposto sobre Lucros Offshore.

Em essência, uma empresa offshore estabelecida em Hong Kong é usada como um veículo fiscalmente eficiente com base na criação de uma empresa de fachada perfeitamente legal. No entanto, isso significa que a empresa não deve ter contas bancárias, contabilidade, transações, operações, diretores ou acionistas em Hong Kong.

Até mesmo ter uma conta bancária pessoal em nome do proprietário em Hong Kong pode ser questionado.

Países de Hong Kong com os melhores bancos offshore

Se você atender a todos os critérios, pode solicitar a isenção de impostos offshore na primeira declaração de impostos da empresa. Se o Departamento de Receita de Hong Kong (IRD) aceitar sua reivindicação, você será taxado em 0% sobre a receita obtida de fontes offshore, incluindo dividendos, ganhos de capital e rendimentos de juros.

Também é possível estabelecer uma empresa onshore com toda a estrutura em Hong Kong, através da operação de um sistema de dois níveis. Naturalmente, isso requer ter um escritório, um diretor local, um conselho de diretores e funcionários em Hong Kong. Com uma empresa onshore, a taxa de imposto corporativo é de 16,5%; no entanto, a taxa de imposto sobre os primeiros HK$2 milhões é de 8,25%.

Cumprindo as Regulamentações e Requisitos de Hong Kong

Embora seja absolutamente possível criar uma empresa offshore em Hong Kong e pagar zero imposto, existem algumas armadilhas que podem fazer você perder seu status offshore. Cometer um erro pode resultar em uma pesada conta de impostos mais tarde.

Uma coisa sobre Hong Kong é que você precisa ser organizado. Se você não configurar tudo corretamente, pode não perceber isso por alguns anos e acabar com uma grande dívida de impostos. Este não é um lugar, como muitas das ilhas caribenhas sem impostos, onde você pode fazer o que quiser e garantir que não terá impostos.

Embora você tenha o benefício de uma jurisdição mais legítima e altamente respeitável, isso vem com um pouco de burocracia adicional.

Quando você administra uma empresa em Hong Kong, precisa apresentar uma auditoria para cada ano fiscal. Por mais surpreendente que pareça, Hong Kong não tem um prazo fixo para apresentar demonstrações financeiras auditadas. Em vez disso, as regulamentações ditam que você deve apresentá-las anualmente na data de criação da empresa.

Por exemplo, se você abrir uma empresa em Hong Kong em 15 de junho, é desejável apresentar todos os documentos, todas as demonstrações financeiras auditadas e os documentos para renovar a empresa até 15 de junho do ano seguinte. É importante garantir que a auditoria comece a tempo – com base em nossa experiência, pode levar um tempo considerável para concluir o processo.

Em alguns casos, as empresas têm secretários corporativos para ajudar, mas mesmo assim, você pode precisar pressionar os auditores para concluírem o trabalho a tempo. As auditorias são obrigatórias para uma empresa em Hong Kong, e há requisitos rigorosos em comparação com alguns outros países, por isso o processo pode ser avassalador.

Mesmo para uma empresa menor, com um faturamento modesto, o processo de auditoria pode levar de três a cinco meses. Você precisa fornecer evidências documentais em vez de apenas informações. Quando a auditoria é submetida, você precisa manter contato com as autoridades fiscais para garantir que elas tenham todas as informações necessárias. Isso pode incluir a coleta de cartas de confirmação bancária para jurisdições bancárias fora de Hong Kong.

Você precisa coordenar o envio das cartas bancárias aos auditores em Hong Kong e, dependendo dos países em que você está bancando, isso pode ser demorado. Alguns bancos relutam em fazer entregas internacionais, então você pode ter que supervisioná-los para garantir que sejam feitas.

Hong Kong, as cidades mais habitáveis ​​do sudeste asiático

Quando você apresenta as demonstrações financeiras auditadas, o papel de um auditor independente é declarar que toda a sua receita está em conformidade com os critérios para a isenção de impostos offshore. Com base nessa opinião, a autoridade fiscal decide se concede ou não a isenção de 0% de imposto. No entanto, se você tiver alguma receita onshore em Hong Kong sobre a qual precise pagar impostos, é necessário manter registros contábeis meticulosos.

Estabelecer uma empresa em Hong Kong pode ser benéfico, mas requer um pouco mais de atenção aos detalhes e papelada adicional. Cumprir as regulamentações e requisitos contínuos, apresentar a auditoria e manter as taxas de manutenção em dia são inegociáveis.

Como Estabelecer uma Empresa Offshore em Hong Kong

Os documentos necessários para formar uma empresa em Hong Kong incluem:

  • Cópias dos passaportes de todos os acionistas e diretores
  • Comprovante de endereço (dentro de três meses) dos diretores e acionistas
  • Nome preferido para a empresa
  • Número de ações alocadas para cada acionista (se houver mais de um).

Ao estabelecer uma empresa offshore em Hong Kong, a primeira coisa a considerar é obter confirmação e aprovação das autoridades designadas de que o nome comercial escolhido está disponível.

Uma vez que tudo seja aprovado e a entidade seja estabelecida, você deve contratar um secretário corporativo ou uma empresa que preste esse serviço. O custo do secretário corporativo, seu representante no local, deve ser pago integralmente por um ano.

Você também precisa obter um endereço registrado para receber correspondências. Seu secretário corporativo pode fornecer isso e é obrigatório. Depois de obter esse endereço, você deve exibir a carta que confirma a existência da entidade naquele local.

Processo de Configuração de Empresa Offshore em Hong Kong:

  • Uma vez que o secretário da empresa envie a solicitação ao registro, a empresa é estabelecida em dois a cinco dias úteis.
  • Uma empresa de Hong Kong é uma empresa ‘Limited’, o que significa que a responsabilidade de cada acionista é limitada pelo número de ações que cada um possui.
  • Exemplo de nome: ‘ABC Limited’.
  • Uma vez que a empresa é estabelecida, o proprietário recebe os seguintes documentos por e-mail: o Registro Comercial, os Estatutos Sociais e o Certificado de Incorporação.
  • A Green Box, um termo coletivo para todos os documentos da empresa, geralmente fica com o secretário da empresa, mas pode ser enviada ao proprietário da empresa mediante solicitação.

O custo de registro empresarial em Hong Kong é de HK$2.150 para um período de um ano e HK$5.650 para três anos. No entanto, a taxa para auditorias de empresas depende do nível de faturamento:

  • Faturamento máximo de HK$250.000 – HK$4.000
  • Faturamento até HK$1.000.000 – HK$5.000
  • Faturamento até HK$2.000.000 – HK$6.500
  • Faturamento até HK$3.500.000 – HK$8.000
  • Faturamento até HK$5.500.000 – HK$10.000.

O tempo necessário para configurar a empresa pode variar. Abrir uma conta bancária pode levar duas semanas ou mais, dependendo do banco escolhido. Hong Kong tem boas oportunidades bancárias, mas a maioria dos bancos lá exige documentação original. Portanto, basicamente, se você não estiver lá, terá que enviar os documentos toda vez que fizer qualquer tipo de alteração.

Como estabelecer uma empresa offshore em Hong Kong

Após estabelecer a empresa, você agora precisa mantê-la e, como Hong Kong tem requisitos rigorosos de auditoria, você precisa manter todos os seus registros: cada recibo, cada fatura, tudo precisa estar em ordem. Para fornecer demonstrações financeiras ao seu auditor independente, você precisará contratar um contador.

Estabelecer uma empresa em Hong Kong ainda é relativamente complicado, e mantê-la requer tempo e esforço adicionais para garantir que você permaneça dentro da lei.

Prós e Contras de uma Empresa Offshore em Hong Kong

Hong Kong, como qualquer jurisdição offshore, será útil para alguns e menos para outros. Não é um lugar barato e fácil para incorporar, mas é bem respeitado, possui vários tratados fiscais com economias estabelecidas e é amigável aos estrangeiros. Hong Kong é um dos poucos lugares na Ásia onde você pode ir como estrangeiro, possuir 100% da sua empresa e ser diretor.

Obviamente, a Reivindicação de Isenção de Imposto sobre Lucros Offshore é um grande incentivo, mas, dito isso, há várias questões operacionais a serem enfrentadas para manter a elegibilidade para isso. Afinal, este não é as Ilhas Virgens Britânicas, Vanuatu ou qualquer outro lugar onde as pessoas vão se não quiserem pagar impostos.

O sistema de Hong Kong é um em que os lucros obtidos fora de suas fronteiras são ostensivamente isentos de impostos. No entanto, as pessoas que vivem lá e operam empresas offshore são tributadas sob um sistema tributário local, com certas deduções disponíveis.

Portanto, embora Hong Kong tenha um sistema tributário bastante flexível, não é o mesmo que uma jurisdição offshore tradicional. Em suma, existem alguns desafios para configurar e manter uma empresa lá.

Desviar sua atenção pode acabar com seu status offshore. Se você configurar tudo corretamente, pode se beneficiar de uma jurisdição de negócios legítima, organizada e estável em troca daquele trabalho extra de papelada, conformidade e requisitos de auditoria.

Se você tem um negócio de e-commerce ou está fazendo negócios face a face ou pessoa a pessoa, é crucial ter protocolos para garantir que sua empresa em Hong Kong seja eficiente em termos fiscais.

Na maioria dos casos, você precisará de ajuda para estabelecer uma empresa offshore em Hong Kong, não apenas com a papelada, mas também com uma estratégia para garantir que está seguindo os vários critérios para estar legitimamente offshore.

No entanto, você precisará planejar isso com cuidado.

É aí que o Canal Offshore entra em cena. Ajudamos empreendedores e investidores com sete e oito dígitos a criar uma estratégia personalizada usando nossos métodos exclusivamente bem-sucedidos. Vamos ajudá-lo a manter mais dinheiro, criar nova riqueza mais rapidamente e se proteger de qualquer eventualidade em apenas três etapas. Torne-se um cliente hoje mesmo.